DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

R$ 145,00
editora

A ideia da presente obra surgiu em decorrência do resultado prático do “I Curso de Especialização em Direitos Humanos para Educadores do Ensino Fundamental e Médio”, cuja oferta foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2014 (Parecer Técnico nº 84/2014-CGDH/DPEDHUC/
SECADI/MEC), sendo oferecido durante os anos de 2015 e 2016 pela Faculdade de Direito (FADIR) em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), ambas da Universidade Federal de Uberlândia.
Referido Curso de Especialização obteve expressiva receptividade pela comunidade docente do ensino básico (ensinos fundamental e médio), sendo identificado, notadamente, como efetiva oportunidade de obtenção de conhecimentos sobre questões jurídicas necessárias para o
enfrentamento e a resolução dos conflitos que surgem no âmbito escolar, seja entre professores e alunos ou entre os próprios alunos e/ou entre os próprios professores, os quais são intimamente ligados ao tema dos Direitos Humanos.
Diante de tais fatos e da motivação pelos excelentes resultados até então obtidos, tornou-se fácil a formalização dos convites aos professores que ministraram aulas no curso de pós-graduação, como também se visualizou a possibilidade de seleção dos melhores trabalhos de conclusão de curso apresentados pelos discentes, com o fito de construir obra voltada à abordagem das relações existentes entre Educação e Direitos Humanos.
Com efeito, verifica-se, na sociedade hodierna, a substituição da família pela escola, sendo o(a) denominado(a) “tio(a)” – o(a) professor(a) – o(a) responsável pela educação – para não dizer criação – das crianças. Nesse sentido, o ensino fornecido pela escola não deve se resumir às matérias inerentes a tal ambiente – p. ex., matemática, português etc. –, pois é na escola que os alunos buscam obter respostas para todas as situações decorrentes do convívio social, o que, por si só, já justifica a necessidade de reflexão, por parte dos educadores, acerca dos Direitos Humanos. Outrossim, outro aspecto que se faz determinante é o avanço das políticas públicas balizadoras de Direitos Humanos respaldados na Constituição Brasileira de 1988 e, posteriormente, regulamentados em leis
específicas, que apontam para a necessidade de a escola dialogar em caráter inter e transdisciplinar com as exigências e direitos conquistados. Desta maneira, entende-se que uma educação perpassada pelo compromisso com a promoção dos Direitos Humanos contribui decisivamente para uma sociedade pautada nos princípios da equidade e da justiça social.
Portanto, partindo de tais premissas, é que norteamos a proposta e a concretização desta obra, a fim de refletir, com a colaboração de todos os autores-convidados, sobre “Diálogos entre Educação e Direitos Humanos”.
Esperamos que a receptividade deste livro seja capaz de contribuir para a promoção de uma Educação em e para Direitos Humanos, proporcionando ao profissional da docência correta compreensão da realidade jurídico-social brasileira, possibilitando-lhes atender e responder às suas necessidades e de seus alunos no ambiente escolar e social, com vistas à concretização dos Direitos Humanos.

1ª edição 2017

560 páginas

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Categoria:
Autor(a)Carlos José Cordeiro e Josiane Araújo Gomes

Autores:

Aline Pimentel Romani
Alinne Grazielle Neves Costa
Amara Pricilia de Souza Marques
Bruna Gabriela Tavares e Azevedo
Carlos José Cordeiro
Cleide Regis Sousa Oliveira
Diego Nunes
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
Emerson Odilon Sandim
Flavia Bonsucesso Teixeira
Flávia Ribeiro Santana
Jadir Cirqueira de Souza
Josiane Araújo Gomes
Leonardo Fagundes de Moura
Luann Silveira Santos
Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho
Marcelo Firmino dos Reis
Maria de Fátima Freire de Sá
Marina Carneiro Matos Sillmann
Natalia Brigagão F. A. Carvalho
Paula Marquez Medeiros
Ralei Pereira Matos
Rodrigo Vitorino Souza Alves
Rosilaine Cristina Silva
Sérgio Augusto Lima Marinho
Shely Castilho de Ataíde Albuquerque

Peso 830 kg
Dimensões 16 × 23 cm
Isbn

978-85-8183-086-5

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