Liberdade e Ética – Igualdade e Meritocracia – Religiosidade e Ateísmo
2ª edição 2018
Jurandir Sebastião
ISBN 978-85-8183-110-7
Brochura
264 páginas
Formato: 16×23 cm.
O autor, Jurandir Sebastião, é Juiz de Direito aposentado. Com formação inicial em Contabilidade, posteriormente graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, em 1966. Curso de Atualização em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito de Pinhal, SP, em 1974. Curso de Extensão em Direito Tributário pela USP, em São Paulo, em 1985. Pós-graduação em Direito Civil e em Direito Ambiental pela UNAERP, em 2004/2005. Professor de Direito Civil e palestrante. Professor convidado da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, e da Universidade Federal Fluminense – UFF, para cursos de extensão em Direito Médico. É autor de várias obras na área do Direito. Foi Coordenador Editorial da Revista Jurídica UNIJUS, da Universidade de Uberaba, de 2004 a 2010. Foi Diretor do Curso de Direito da Universidade Presidente Antonio Carlos, de 2010 a 2012.
Resenha
Nesta 2ª edição, com propósito de deixar a leitura mais agradável, além das correções, reescrevemos tópicos e adicionamos diálogos, para melhor aclaramento dos pontos de vista. Como dito na 1ª edição, este livro destina-se às pessoas que, instintivamente, analisam condutas humanas singulares isoladas ou em grupo. Dessas análises decorrem conceitos e reflexões sobre o viver, o conviver e o deixar viver, sedimentando uma escala de valores sociais.
Reafirmo que os escritores, em maioria, são otimistas. As ideologias abraçadas, mais que traço de vaidade intelectual, são lutas perenes e quixotescas contra “moinhos de vento”. O desejo e o impulso de melhor futuro para a humanidade são os objetivos do escrever literário ou acadêmico, analítico ou artístico, crítico ou criativo. E a ficção literária é espaço livre para registros poéticos ou prosaicos dos diferentes modos de ver, de sentir e de pensar. Mesmo porque a visão de mundo varia em razão da maturidade na vivência e da sensibilidade do olhar sobre as circunstâncias que massificam e massacram o vivente.
Neste livro, a ficção se desenvolve por meio de narrativas e diálogos contemplando diferentes pontos de vista, questionando o início e o fim da vida; necessidades e possibilidades; desejos de conforto material e a indispensável contrapartida contributiva, e assim por diante. Essas multiplicidades de visão/interesse decorrem das singularidades biopsíquicas humanas. O propósito dos registros é assegurar a sobrevivência individual e a coletiva, concomitantemente. Tudo somado, o destino é único: aplaudir as condutas que se prestam para um melhor conviver. Para esse fim, a preservação das liberdades públicas pende dos necessários limites, caso a caso. Voluntários ou impostos, esses limites caracterizam ética. Em formato romanceado, este livro tem, também, viés acadêmico multidisciplinar na medida em que a linguagem coloquial bem-humorada, as análises e os diálogos críticos, zombeteiros, satíricos e/ou sarcásticos apontam rumos para o conviver. O fio norteador dos enredos é a valorização dos princípios da meritocracia e da ética. Esta, como valor cultural voltado para a solidariedade social visível e invisível. Aquela, como contraponto da igualdade, é valor biopsíquico/social. É estímulo ao empenho/desempenho com vistas à justa recompensa. A adoção de ambas – ética e meritocracia – resulta em convívio social pacífico, solidário e prazeroso.
As narrativas e os diálogos incidindo sobre fatos reais do cotidiano enlaçam vários ramos do Direito e resvalam nas ciências da Psicologia, Medicina, Biologia, Sociologia, Política, Economia, Pedagogia, Cosmologia, Teologia e Filosofia, dentre outras.
Em síntese, é leitura de lazer, de informação e de reflexão. Em propósito modesto, servir de ponte entre os que pouco sabem aos que sabem muito; e, aos acadêmicos e docentes, motivar debates.
O autor.
Avaliações
There are no reviews yet.